Jeus reina

Jeus reina

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Posso, mais não devo


POSSO, MAIS NÃO DEVO

Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Por que fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo e vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (I coríntios 6. 19,20)

Papo Sério

Todos têm a capacidade de perceber quando algo está errado, até mesmo as crianças. Mais existem coisas que ultrapassam o poder e o não poder, o certo e o errado. Como acabamos de falar, você pode ir à praia de vestido longo. E por que não? Mas a questão é: você deve?
Assim também é a vida cristã. Existem atitudes que não convém, pois não combinam, não são apropriadas para aqueles que dizem ser de Jesus. Para agradar a Deus é necessário ter discernimento, ou seja, saber fazer diferença entre o que deve e o que não deve ser feito.
Isso é super-importante, pois quando falamos sobre pecado tendemos a visualizar coisas que causam consequências mais graves, como adultério, sexo antes do casamento, roubos, homicídios, etc. Só que, muitas vezes são as pequeninas coisas que enfraquecem nosso relacionamento com o Senhor, aquelas sobre as quais dizemos: “ não tem nada a ver!”.

1.   AFINAL, POSSO OU NÃO POSSO?

Deus nos deu livre-arbítrio, ou seja, a capacidade de fazer escolhas. Isso significa que mesmo onde houver uma placa dizendo “não pise na grama”, você pode escolher pisar nela. Nesse sentido, você tem a possibilidade de fazer qualquer coisa que queira.
Mas não fique aí se achando o super poderoso, ou que está tudo liberado. As coisas não fun)cionam desse jeito.

1.1                    PODER X DEVER

Além do livre-arbítrio, o Senhor também nos deu suas ordenanças. Afinal, é necessário que tenhamos regras de conduta, leis, normas e padrões de comportamento, senão a convivência em sociedade seria impossível. Imagine se todo mundo fizesse o que a própria cabeça manda? Seria conforme o livro de juízes nos conta, que houve um tempo em Israel quando cada um fazia o que bem lhe parecia, e isso resultou num grande caos ( Leia na bíblia Juízes 17.6). As pessoas não se respeitavam,  idólatras e desobedientes a Deus.
Quando a bíblia diz que todas as coisas são lícitas, ela se refere a uma infinidade de decisões que você pode tomar. Em seguida, quando nos diz que nem tudo convém, está falando que nem sempre uma coisa que nos é impossível fazer é necessariamente correta.

1.2 NADA DE MULETAS!

Já ouvir uma história de um homem que perguntou ao seu pastor: “ Eu posso fumar cigarro?”. O pastor prontamente lhe respondeu: “Você sabe exatamente a resposta: sim, é errado. Tanto sabe que veio me usar como muleta, para que caso eu diga que fumar não é errado você depois possa mim culpar por sua má decisão”.
Isso nos demonstra o quanto, apesar de ter a capacidade de fazer suas próprias escolhas, o homem deseja que alguém lhe diga o que fazer. Ele quer tomar atitudes erradas, mais não quer sofrer as suas más consequências, ou sentir-se culpado e muito menos assumir responsabilidades.
Mas, Deus nos garante que cada um dará contas de si mesmo e de cada uma de suas ações a Ele. Por isso, de nada adianta tentar se apoiar nas idéias de outras pessoas, não importa quem, pois é da palavra de Deus que devemos retirar conselhos para nossa vida. Isso não quer dizer que você não possa buscar ajuda para sanar suas dúvidas ou buscar aconselhamento com algum irmão em cristo. Saiba, porém, que as decisões e a responsabilidades são totalmente suas.

2.   SABEDORIA, UMA AMIGA PARA TODA VIDA

A bíblia nos ensina vários modelos de comportamento. Apesar de terem sido escritos muitos anos atrás, servem para avaliar muitas coisas que existem em hoje. Em dia, mas que não estão relatadas “ao pé da letra” nas escrituras. Por exemplo, não há nenhuma passagem que diga “ o crente não pode ver filmes com forte cenas de violência”, mas existe um trecho que nos diz para não colocarmos coisas más diante dos nossos olhos (leia salmos 101.3).
Por isso, você precisa conhecer a palavra de Deus, pois todas as nossas atitudes devem ser inspiradas nela.

2.1                    CUIDADO COM O “NADA A VER”!

O famoso “nada a ver”, infelizmente, tem levado muitos jovens a ruina espiritual e, por vezes, a física. É uma verdadeira pedra na qual muitos tem tropeçado. Dizer “ nada a ver” não é atitude de um jovem prudente. Alguns se acham muito espertos, donos da situação,  inatingíveis e, por não ouvirem o Espírito santos, são tragados pelo diabo.
Veja alguns exemplos de atitude que não têm “nada a ver”, mas que tem prejudicado a vida de muitos:

FICAR- Pode? Pode sim, mas esteja preparado para as mágoas e os ressentimentos que essa prática causa. Além disso, vá se conformando com a idéia de ser usado ou usar uma pessoa e depois ser tratado ou tratá-la como se nada tivesse acontecido. Também esteja ciente de que Deus não gostaria nada, nada de ver Seu templo sair por aí beijando várias pessoas sem o menor compromisso, amor e fidelidade. Sem falar na atualíssima “doença do beijo” e outras coisas mais que podem acometer a quem se entrega a tal prática. E então? Você deve rejeitar ao “ficar”, ou ainda acha que não tem nada a ver?

SAIR PARA BALADA- As matinês e certos shows estão sempre lotados de adolescentes que querem curtir a vida e a juventude. Pena que fazem isso da pior maneira possível. Em alguns locais, longe dos olhos dos fiscais, há venda de bebidas alcoólicas para menores de idade, além do uso de drogas e prostituição. Os ritmos das musicas embalam toda sorte de impureza e promisquidade. É nesse ambiente que você deve estar? Certamente, não!

BRINCADEIRINHAS- Que adolescente gosta de zoar, a gente já sabe. Mas em tudo deve haver moderação. Tem gente que perde a linha e faz um monte de brincadeiras sem-graça com os colegas, que podem se sentir magoados e ressentidos por serem alvo de piadas. Enganar alguém para ter satisfação pessoal pode ser muito engraçado, mas não é conveniente.

2.2                    SEJA MODERADO

O apóstulo Paulo aconselha aos jovens para que sejam moderados. Não é necessário ser fanático para agradar a Deus, mas também não se deve ser liberal demais. Você pode brincar, divertir-se, fazer amizades, ter seus momentos de lazer, contanto que você tenha vigilância.
Jesus é um grande exemplo para nós, pois era uma pessoa muito amável e sociável. Frequentava festas, conversava com pessoas não crentes, até mesmo com aquelas que a sociedade repudiava. Mas, seu único propósito era o de levar o amor de Deus a essas pessoas, e não aprender a fazer coisas erradas com elas.

2.3                    SEJA SÁBIO

Vivemos num mundo onde coisas estão cada vez mais liberadas, os valores éticos e morais estão cada vez mais corrompidos e abandonados. Somente sendo um adolescente sábio e prudente, com a ajuda do Espírito Santo, você poderá saber exatamente como agir convenientemente com a fé cristã. Quem é sábio vive melhor pois evita uma série de problemas causados por decisões mal tomadas.
O segredo de uma vida cristã abençoada não é ficar preocupado, fazendo uma lista do que pode ou não ser feito, mas sim estar  sempre ligado com o Senhor e andar em sabedoria, para discernir o que convém ou não para o servo de Deus.

HISTÓRIA DE REFLEXÃO
Imagine que Mariana tem 14 anos e é sua melhor amiga da igreja. Ontem ela chamou você para conversar e contou que há certo tempo tem fumado cigarro, oferecido pelo garoto a quem namora escondido dos pais, na escola. Ele tem 17 anos, e não possui boa fama entre os alunos, mas mariana acredita que ele é uma boa pessoa.
Ela está bastante aflita, pois pensou que experimentar uma vez não teria problema, mais o fato é que não consegue parar de fumar esse envolvendo cada vez mais com o rapaz. Ela pede que você não conte nada aos pais dela, pois teme o que possa acontecer. Diz que certamente conseguirá sair dessa.
Você contaria a verdade para os pais de Mariana?
Você se calaria para não perder a confiança da sua melhor amiga?
O que deve ser feito nessa cituação?

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Aborrecentes, Não! Adolescrentes, sim!



Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade
Eclesiastes 11:9-10



Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
Eclesiastes 12:1


Papo sério

A adolescência é considerada por muitos a fase mais problemática da vida. Tempo de indecisões, amadurecimentos, conflitos e transformações radicais, tanto físicas quanto psicológicas. De fato, ela é um rito de passagem, ou seja, uma preparação para a vida adulta, sendo essa encarada como uma fase estável, responsável e madura.
Isso é uma característica de nossa cultura, na qual a adolescência, apesar de incompreendida, é muito enfatizada e comercializada. Uma prova disso são as lojas especializadas em moda teen; as não-aconselhavéis revistas voltadas para este pulblico, que explicam desde " que absorvente devo usa" até " como devo proceder para atingir o clímax sexual".
mais isso não quer dizer que os reais anseios e necessidades dos adolescentes estejam sendo supridos. Amor, dedicação, tolerãncia, um ombro amigo e broncas quando necessário não se compram em lojas. Além disso, a comunhão com Deus, que é a garantia de vitória sobre as dificuldades, também não é adquirida como um objeto.
Jesus foi um adolescênte como você, por isso sentiu na pele as dificuldades e conflitos que hoje você experimenta. E por que ele venceu, hoje está aqui para acalmar os ventos e tempestades que a adolescência anuncia.

1. SOCORRO, SOU UM ADOLESCÊNTE!

Cada pessoa tem uma forma diferente de encarar a vida. Tem gente que se desespera diante de mudanças, enquanto outras acham legal. Sendo assim, existem adolescêntes que passam pela adolescência sem "traumas" ou grandes problemas. Porém, para um bom número deles, essa fase pode ser comparada a um terrível furacão, que do nada , trazendo confusões, dúvidas e as indesejadas espinhas, que deixam o rosto marcado.
Uma boa maneira de você lidar com essa fase de sua vida é entender suas características, propósitos e a lista de conflitos  que ela traz. Com isso, você poderá escolher que posições e decisões tomar enquanto vivencia esses momentos inesquecíveis.

1.1. MUDANÇAS RADICAIS NO CORPO

Na adolescência, o corpo deixa sua forma infantil para assumir o formato adulto, isso ocorre muito rapidamente, e por causa disso o adolescente perde a noção de espaço e ganha a fama de desastrado, pois esbarra em tudo.
A mudança na voz, o aparecimento de pêlos no corpo e  o aumento da estutura e da força nos rapazes; o novo contorno do corpo e o desenvolvimento dos seios nas moças são as transformações mais aparentes.
Quando seu corpo muda, consequentemente sua auto-imagem e a maneira como as pessoas lhe vêem também mudam. Elas estão percebendo que, fisicamente, não é mais uma criança e passam a cobrar-lhe certas responsabilidades. Mas, a verdade é que seu interior não muda tão depressa quanto o seu exterior.

1.2 QUEM É VOCÊ?

Você está vivenciando um momento de transição para a vida adulta, mais ainda não é um adulto. Em contrapartida, também não é uma criança. " Afinal de contas, o  que eu sou então?", você deve está fazendo essa pergunta constantemente. É a essa questão que você deve responder para encontrar sua identidade, ou seja, aquilo que torna você único e autêntico. Definir seus gostos, sonhos, preferências, ideais, crenças e valores fazem parte dessa busca e é um dos maiores desafios da sua vida.
É claro que isso leva tempo, pois depende de suas vivências e do seu amadurecimento. Por enquanto, você ficará em dúvida se deve brincar de boneca e carrinho ou deixar de uma vez por todas essas " coisas de criança".

1.3 MUDANÇAS NA FORMA DE PENSAR

Na adolescência, o pensamento mágico vai embora, e o adolescente anseia por descobrir a verdade, as coisas como realmente são. Por isso, você é tão questionador e não se contenta em receber um "porque não" quando seus pais não lhe deixa sair.
Mas, embora você pense de maneira mais racional, a fantasia ainda faz parte da sua vida. As idéias de que " já sou grande, sei cuidar de mim" e de que " nada de ruim vai acontecer comigo" são grandes exemplos. Por causa delas, muitos não ouvem os sábios conselhos de seus pais e praticam uma série de coisas erradas.

1.4 MONTANHA RUSSA EMOCIONAL 

O adolescente possui grande instabilidade emocional: um dia está lá em cima, no outro, está lá em baixo, desanimado.
Esses autos e baixos são normais, mas não favorecem tomadas de decisões maduras. Por ainda não ter muitas experiências e por se deixar levar pela emoção, você ainda não pode analisar com plena maturidade as melhores saídas para a vida. Assim, é necessário ouvir os bons conselhos, à luz da palavra de Deus, que os mais experientes podem lhe oferecer. Lembre-se que o Senhor sabe  o que é melhor pra você ( Proverbios 16.9)

2 FAÇA SUA ADOLESCÊNCIA VALER A PENA

O  mundo aprendeu a ver os adolescentes como problemáticos, confusos, preguiçosos, rebeldes, fracos, insubmissos. Não é à toa que alguns lhes dão o título de " aborrecentes". Mas, Deus não vê você assim. Ele tem bons pensamentos a seu respeito e quer lhe dar uma esperança e um futuro. (jeremias 29.11)

2.1 PLANTAR BOAS SEMENTES

Quem falou que a adolescência só tem coisa ruim? muito pelo contrário, é uma época maravilhosa! É tempo   de fazer amizades, descobrir o amor, e mais do que tudo: trabalhar para Jesus.
Você, agora, tem um maior entendimento sobre as coisas de Deus e sabe discernir entre o que é certo e o que é errado. Lembre-se que tudo aquilo que você plantar, isso também colherá. (Galatas 6. 7,8).

2.2 JUNTINHO DE DEUS

Jesus deu um grande exemplo na sua adolescência. Aos 12 anos de idade, ele já conhecia intimamente as Escrituras e ensinava até mesmo os doutores ( Lucas 2. 41-52). Jesus dedicou sua vida a fazer a vontade de Deus, por causa disso triunfou sobre o inferno e a morte.
Deus também quer usar sua vida com poder e com graça para impactar a sua geração. Quantos amigos seus precisam de Jesus, não é mesmo? Seja um exemplo de fidelidade ao Senhor, e Ele ajudará você a viver uma bela história, digna de ser lembrada e admirada.



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Mensagem sobre a vida de Sansão

Sansão, um forte fraco

Juízes Cap. 16

Sansão, Filho de Manoá. Nasceu em Zorá. A narrativa da sua vida é feita em Jz 13-16. Era “nazireu de Deus” desde o seu nascimento, sendo o primeiro nazireu a ser mencionado na Bíblia (Jz 13:3-5; comp. Nm 6:1-21). Nazireu no original quer dizer consagrado, separado. Nazireu é o termo que designa uma pessoa que se consagra a Deus por um tempo determinado. Segundo a bíblia, a marca mais comum da separação desta pessoa era o uso do cabelo NÃO cortado e a abstinência do consumo de vinho ou qualquer alimento feito de uva. 
Sansão foi um milagre na vida de sua família. Enquanto o povo de Israel vivia na iniquidade, Deus usou de sua eterna bondade e misericórdia para com os seus pais. Assim a sua mãe (o qual seu nome não é citado na bíblia) o concebeu. Assim começa uma vida sustentada pelo milagre de Deus. O criador escolheu Sansão desde o ventre de sua mãe para ser diferente e não se contaminar com coisas imundas. Somos sabedores da história deste homem. Escolhido por Deus, Sansão vivia na presença de Deus. Era um jovem animado no seu trabalho, exercendo o ofício de juíz de Israel por 20 anos (Jz 16.31), distinguia-se por ser portador de uma força sobre-humana que, segundo a Bíblia, era-lhe fornecida pelo Espírito do Senhor enquanto ele mantivesse os seus cabelos longos. Subjugava facilmente seus inimigos e produzia feitos inalcançáveis por homens comuns, como rasgar um leão novo ao meio, enfrentar um exército inteiro e derrubar uma grande construção (Juízes 14:6; 15:14; 16:23). Certo ponto da vida de Sansão, apaixonou-se por uma filistéia, prostitua, chamada Dalila. Sendo Sansão nazireu, não poderia casar-se com mulher de outro povo. O casamento não era pecado pela lei de Moisés, mas ele infatizou na TORÁ que o homem não poderia casar com mulher de outro povo. Pois bem, Sansão afeiçoou-se a mulher filistéia (v.4). A bíblia nos afirma que os príncipes dos filisteus tramaram o mal sobre a vida de Sansão, usando já a influência de Dalila. Os príncipes disseram: "Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e com que poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos: e te daremos cada um, mil e cem moedas de prata”. (v.5). Com isto, podemos observar o declíneo deste homem de Deus, baseado neste pequeno relato, abaixo os 5 erros que Sansão cometeu por amar Dalila: 1º Ela era do povo inimigo
V.1 Sansão foi a Gaza, e viu uma prostituta, e acoabitou com ela. Sansão sabendo do propósito de Deus para a sua vida, afastou-se dos preceitos divinos. Sansão, um jovem dedicado, escolhido, e tendo características que dificilmente um humano teria. Mas ele não se contentando com estes atributos o qual Deus vos deu, fugiu da presença e vontade do Senhor Deus. Observado isto, o crente, jovem, tem que vigiar, orar e fugir das tentações(II Tm. 2:22). É preciso o jovem de hoje, ou cristãos, está atento às ciladas do diabo, pois ele não dorme, ele anda em nosso derredor, procurando nos tragar. 
2º Não teve noção do perigo
V.4 Depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila.Sansão, homem corajoso, guerreiro; quem disse que teve medo de entrar na toca do lobo? Em outras palavras, caiu de cara na paixonite por Dalila. Não quis saber sobre a lei de Moisés. Dalila pelo que percebemos não era feia, mas bonita, charmosa, possuía grandes atributos estéticos, e como prostituta, sabia conquistar um homem. Muitas vezes vemos pessoas querendo ser super-crentes, santarrões demais achando que nada pode antigi-lo, que pode vir o que vier ele está preparado. Entram em armadilhas de Satanás pensando que terão forças para sair, mas quando se vêem dentro, estão afundados pelo pecado. Não vá além das suas forças. Se você tem certeza que só vai até certo ponto, vá! Mas se não agüentar encarar de frente as tentações, pare! Peça ajuda a Deus, e ele te ajudará. 
3º Ele foi persuadido por ela
V.15 Então, ela lhe disse: Como dizes que me amas, se não estás comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim e ainda não me declaraste em que consiste a tua força. Sendo Dalila uma prostituta, tinha artimanhas para conseguir o que queria. Era uma questão de tempo ela descobrir o segredo de Sansão. Ele já estava preso nas garras da filistéia, não tinha mais forças de sair daquele caminho. A pior coisa é deixar o diabo nos persuadir para obter o segredo que temos com Deus. Ele quer descobrir a nossa intimidade, nossos planos e desvendar a nossa aliança com ELE. Não desista diante das adversidades da vida. Não deixe as ilusões tomarem conta da sua vida, pois o Senhor nos tomará nos seus braços e nos guiará. “Nem tudo que brilha é ouro”, ou, nem tudo que é bonitinho provém de Deus. 
4º Deixou ser levado por sua emoções
V.16 Importunando-o ela todos os dias com suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar. Antes, percebemos que Dalila tinha um poderoso poder de persuasão. De tanto perturbar Sansão, ela conseguiu o seu objetivo. Sansão não conseguiu segurar a sua comunhão com Deus. De forma ou de outra, ele tinha um pacto com o Senhor. Pacto nós não podemos quebrar de jeito nenhum, principalmente um tão valioso que é de Criador a criatura. Diante das tentações, não troque o pacto que há entre você e Deus. Peça a ELE para segurar em suas mãos, para não deixa-lo cair. Guarde o contacto, não desista, não abaixe a cabeça para as estratégias de Satanás, pois no final de tudo você dirá: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (II Timóteo 4:7).
5º Descobriu o seu segredoV. 17 Descobriu-lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre da minha mãe; se vier a ser raspado, ir-se-à de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem. Sansão sabia as conseqüências, se ele quebrasse o seu pacto com Deus. Ele expressou a Dalila o seu segredo. Então, Dalila conseguindo o seu objetivo, o enganou e cortou seus cabelos. Mesmo Sansão tendo convicção do seu dom, do milagre de Deus na sua vida, não vigiou e o resultado todos nós sabemos. Logo, no final do versículo 17, conta-lhe que se cortarem o seu cabelo, seria um homem normal, totalmente desprovido de forças extraordinárias. O que Deus quer com toda esta humanidade é o compromisso. Quando temos um compromisso sincero com Deus, somos diferente. O diabo fará de tudo para poder quebrar este compromisso. Vai querer saber o segredo do seu sucesso. Mas quando estamos firmados neste compromisso e com total devoção nas coisas de Jesus, o Satanás pode tentar quantas vezes quiser para saber o seu segredo, mas nunca descobrirá. Não deixe por nada neste mundo quebrar a aliança que tens com Deus. Jesus pagou um alto preço para obter esta aliança que nós temos hoje. Não desperdice a honra de termos este compromisso com ele. Ele te ama. Ele te quer bem. Siga a magnífica vontade de Deus e não cometa os erros de Sansão

chat

pk_Id int(10) unsigned NOT NULL auto_increment, theText varchar(100) NOT NULL default '', theNick varchar(20) NOT NULL default '', timestamp int(15) NOT NULL default '0', PRIMARY KEY (pk_Id), UNIQUE KEY id (pk_Id)